terça-feira, 25 de maio de 2010

Sonhar é preciso (1)



Há uns dias atrás, chegou-me, via Facebook, um felicíssimo artigo de Desidério Murcho, no portal "Crítica na Rede", relativo à última  biografia da prolixa autora, Looking for Enid (2007), de Duncan McLaren. Convido-os à leitura do comentário, onde a certa altura se pode ler: 
"Na literatura de aventuras aprende-se a ser um ser humano como os seres humanos seriam se não fossem palermas. Aprende-se a alegria da amizade e da descoberta da realidade, aprende-se a ignorar o que faz dos seres humanos seres mesquinhos e desinteressantes, social e psicologicamente. Aprende-se a ter uma atitude contrária à da maior parte das pessoas: aprende-se a ousar resolver os problemas que nos aparecem pela frente, ao invés de criar problemas que resultam de disfunções e ansiedades psicológicas e sociais"
Não diria melhor. E logo um misto de adrenalina e nostalgia me levou a desenterrar um dos tesouros mais bem guardados da minha biblioteca: a colecção completa dos cinco!!! Cujas aventuras irão ser nesta série convenientemente relembradas, uma por uma. Trouxeram a lanterna?

Sem comentários:

Enviar um comentário